Sinjorgran aproxima-se dos jornalistas de fronteira durante Encontro Brasil-Paraguay


Publicada em 24 de maio de 2011

O Sindicato de Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran) foi um dos apoiadores do Encontro Internacional de Jornalistas Brasil-Paraguay, realizado em Ponta Porã na última sexta-feira (20 de maio), e esteve representado pela presidenta Karine Segatto, presidenta da Comissão de Sindicância, Stella Zanchett, conselheira fiscal, Graziela Moura e delegado da FENAJ, João Carlos Torraca.

As palestras abordaram o jornalismo na fronteira, as características e necessidades dos profissionais que atuam nessa região, as ações de integração entre os dois países e os problemas diplomáticos que podem ser causados por irresponsabilidades na comunicação, como na matéria do SporTV sobre Larissa Riquelme.

No momento de fala dos apoiadores, Karine Segatto destacou a importância da realização de eventos sérios como esse, quando o profissional pode dedicar um tempo para repensar sua atuação e buscar alternativas para melhorar enquanto jornalista.

Valorizou a iniciativa do Sebrae-MS, realizador do Encontro, e lembrou que um investimento maior do empresariado nos veículos de comunicação poderia colaborar para que a sustentação financeira não dependesse tanto dos poderes políticos, relação que não deveria, mas acaba prejudicando o jornalismo. No entanto, ressaltou que isso não exime o jornalista de ser ético e que quanto maior a sua ligação com outros interesses, como no exemplo dos políticos, mais frágil ele fica profissionalmente, suscetível ao jogo de poder.

Na oportunidade, os representantes do sindicato puderam conhecer e trocar informações com os comunicadores da região, além de conversar sobre possíveis projetos em parceria com o Clube de Imprensa de Ponta Porã e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS).

A organização informou a participação de 87 veículos e assessorias de Mato Grosso do Sul e do Paraguai. Entre as jornalistas de Dourados estavam Dalva Melo (Assessoria Tetila), Maria Alice Otre (Uems e Unigran), Milena Cardinal e Clarissa Josgrilberg (Decom Unigran) e Simone Capilé (Aced).

Mais sobre o Encontro

O “Encontro Internacional de Jornalistas” foi realizado em paralelo ao 2º Congresso da Faems – Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul. A programação contou com a palestra “Características do Jornalismo de Fronteira”, ministrada pelo professor da UFMS, Marcelo Cancio, que é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e desenvolve pesquisa em parceria com o professor Davi Trigueiro, da UFMS. E com fala do assessor de comunicação do Governo do Departamento de Amambay em Pedro Juan Caballero, Mario Augusto Lesme, sobre os “Aspectos da Comunicação de Projetos Binacionais em Ambiente de Fronteira”. O Sebrae ainda apresentou o projeto MS Sem Fronteiras, que tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas instaladas na região

http://www.sebrae.com.br/uf/mato-grosso-do-sul

FOTOS: https://picasaweb.google.com/103159843581720053746/EncontroInternacionalDeJornalistasBrasilParaguay?authkey=Gv1sRgCLWKwdzhpueu4gE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s