Dia do Jornalista. Dia de luta.

 

 

Domingo será 07 de abril, Dia do Jornalista. Ao mesmo tempo em que parabenizamos todos os jornalistas pelo seu dia, aproveitamos a data para invocar uma séria reflexão sobre a nossa participação no processo de construção democrática do País, por uma sociedade cada vez mais livre e soberana, e sobre os nossos desafios, deveres e incansável luta pelo reconhecimento e valorização da profissão.

A luta não pode parar sob o risco de a precarização estender ainda mais o seu manto aviltante como se já não bastassem os baixos salários, a desregulamentação da profissão imposta pelo STF (Supremo Tribunal Federal), o assédio, a pejotização e outras formas absurdas e maldosas de rebaixamento e desqualificação da profissão de jornalista.

No cenário nacional temos lutas decisivas em curso como a PECs restabelecendo a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão e criando um piso de seis salários mínimos, além de outras campanhas heroicas travadas pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) em conjunto com os sindicatos da categoria de todo o País.

Na nossa jurisdição temos ido à batalha com toda a perseverança enfrentando diferentes conflitos, atentos aos acontecimentos e impondo-se contra a barbárie de sangue a exemplo do assassinato do jornalista Paulo Rocaro, em Ponta Porã, cobrando energicamente a solução do caso para inibir e, se possível, banir a impunidade. A cada dia buscamos equilíbrio nas relações trabalhistas e avanços nos aspectos econômicos da profissão, da ética e da comunicação como um serviço indispensável para a sociedade.

Prosseguimos nossas campanhas salariais e firmamos o Sinjorgran na posição de sentinela incansável na defesa dos seus filiados, com as portas abertas como uma segunda casa dos jornalistas; cumprido nossas obrigações estatutárias; valorizando nossa história, inclusive com a produção do vídeo sobre os 23 anos do sindicato; dando eco ao Código de Ética dos Jornalistas; mantendo a aproximação com a Academia e interagindo com as lutas sindicais de outras categorias, num esforço concentrado pelo avanço dos anseios trabalhistas como um todo.

Portanto, não devemos nos esquecer de que a luta não é fácil, mas que o segredo para uma boa e eficiente campanha e para a vitória é o engajamento, a união e a confiança de que juntos poderemos conquistar nossos objetivos.

Dourados (MS), 04 de abril de 2013

Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados (Sinjorgran)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s