Sinjorgran e CID denunciam “censura prévia” e agressão contra jornalista

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados – Sinjorgran e o Clube de Imprenda de Dourados – CID emitiram nota de repúdio contra a agressão sofrida pela jornalista Thalyta Andrade, na cidade de Dourados/Mato Grosso do Sul. Na nota, a entidade deixa claro que combate a tentativa de censura prévia ao trabalho da repórter, que cobria reivindicações do Movimento Passe Livre na Câmara de Vereadores.

Segue a nota na íntegra:

Nota de repúdio

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran) e a presidência do Clube de Imprensa de Dourados (CID) repudiam a agressão ocorrida na tarde desta segunda-feira, 29 de julho de 2013, tendo como vítima a jornalista Thalyta Andrade, praticada por alguns membros que se diziam representantes do Movimento Popular Passe Livre – Dourados, na Câmara de Vereadores.

O Sinjorgran tem o dever estatutário de defender o livre exercício da profissão de jornalistas resguardando ampla independência e liberdade de pensamento e ação.

Qualquer tipo de agressão que busque censurar, cercear ou intimidar o trabalho jornalístico deve ser veemente denunciado para que a liberdade de imprensa em nenhum momento seja ameaçada.

Lamentamos que essa violência tenha tido origem em um Movimento que afirma buscar reivindicações por vias democráticas e ressaltamos que possíveis insatisfações referentes a publicações de origem noticiosa devem ser tratadas pelos meios legais, não pela violência contra o profissional, ainda mais antes mesmo que a informação tenha sido publicada, lembrando a censura prévia da Ditadura Militar, período lamentável na história do Brasil.

Ressaltamos ainda, a importância do fortalecimento da categoria de profissionais jornalistas por meio do Sindicato, para que em momentos de ameaça ao exercício profissional como esse, a entidade seja o canal representativo legítimo frente a intimidações de qualquer natureza. Lembramos ainda que é necessário equilíbrio na cobertura das pautas e que devemos ter o Código de Ética como nosso guia.

Dourados-MS, 29 de julho de 2013

Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados – Sinjorgran

Clube de Imprensa de Dourados

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s