Grande Dourados é representada no Congresso Nacional dos Jornalistas

Luis Carlos Luciano participa como representante do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran) no 36º Congresso Nacional dos Jornalistas e 1º Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (I ENJIRA), que começarão amanhã (2) e seguem até 06 de abril, em Maceió (AL).  Luis Carlos é tesoureiro do Sinjorgran, membro da diretoria da FENAJ e foi eleito para representar o Sindicato em assembléia realizada em 1º de fevereiro de 2014.

congresso enjira

A programação do Congresso prevê conferências e discussão em plenária de teses sobre a “Democracia no Brasil, “Democratização da comunicação”, “Defesa da regulamentação e formação – Plano de ação 2014 para aprovação da PEC do Diploma na Câmara”, “Trabalho decente para os jornalistas” e “Segurança dos jornalistas – Mudança Estatutária e Protocolo de Segurança”.

As decisões aprovadas sobre esses temas nortearão as ações de todos os sindicatos do país, por isso, de acordo com a presidenta do Sinjorgran, Karine Segatto, é de grande relevância a importância da representação da Grande Dourados no evento.

Tema: Jornalismo e democracia
Com o tema central “O Jornalismo, o Jornalista e a Democracia”, o 36º CNJ contará com uma programação diversificada. O sociólogo francês, Dominique Wolton, será o conferencista da abertura do Congresso, na noite do dia 2 de abril, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió. Reconhecido como um dos grandes especialistas europeus em política e comunicação, ele abordará o tema “Jornalismo para humanizar a comunicação”.

Símbolos da resistência dos jornalistas brasileiros à ditadura, como Audálio Dantas e Raimundo Pereira, são presenças garantidas no evento, como também o ministro dos Esportes, Aldo Arantes. Durante o evento, o jornalista, professor e pesquisador José Marques de Melo será homenageado com a Comenda de Honra da FENAJ por sua trajetória de contribuição com o desenvolvimento do jornalismo e com a organização da categoria.

O presidente da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), Jim Boumelha, a vice-presidente da Federação dos Jornalistas da América Latina e do Caribe (FEPALC) Zuliana Lainez, juntamente com a 1ª vice-presidente da FENAJ, Maria José Braga, traçarão um perfil das lutas empreendidas pela categoria em nível internacional e no Brasil para garantir a segurança dos jornalistas no exercício de suas funções.

Entre os palestrantes confirmados mais recentemente estão Francisco José, repórter especial da Rede Globo, com seis copas do mundo no currículo, para falar sobre o tema “Jornalismo Esportivo – A logística de um repórter na Copa do Mundo” e o diretor de redação do jornal O Globo, Ascânio Seleme, que participará do painel “Jornalismo Novo ou Novas Plataformas?”.

Segundo a 2º vice-presidente da FENAJ e presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Valdice Gomes, para fechar o “time de peso” que participará das palestras e debates, faltam ainda as confirmações do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, Dom Orani Tempesta, e do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para o painel “Regular para democratizar a comunicação”. “São presenças muito aguardadas que engrandecerão ainda mais o nosso Congresso e que esperamos que confirmem nas próximas horas”, adianta Valdice.

Ela acrescenta que, no dia 4 de abril, às 19h, no Monumento ao Menestrel Teotônio Vilela, haverá um ato político cultural para marcar os 50 anos do golpe de 1964 e as atividades do Dia do Jornalista (7 de abril) em contraponto à crescente violência contra jornalistas no Brasil. “Será um ato aberto a toda a sociedade, com participação de membros da Comissão Nacional da Verdade e da Comissão da Verdade dos Jornalistas, onde faremos um tributo às vitimas da ditadura”, conta.

Com informações da FENAJ

Mais sobre o Congresso: http://36congressojornalistas.com/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s