Sindicato lembra desafios da profissão na Grande Dourados

Imagem

Hoje, 07 de abril, é Dia do Jornalista e o sindicato da categoria na Grande Dourados (Sinjorgran) aproveita a data para fazer uma avaliação sobre os principais desafios que os profissionais ainda enfrentam para poder levar informação diariamente a uma população cada vez mais conectada e atenta às mudanças sociais.

Além da avaliação institucional, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados – Sinjorgran, que abrange 25 municípios, ainda colocou uma campanha nas ruas com o slogan “Jornalista valorizado, informação para valer!” e estará realizando diversas atividades no decorrer da semana.

“Um leão por dia”

“No atual cenário, para exercer sua profissão, o jornalista tem que matar um leão por dia. Faltam condições de trabalho, há acúmulo de funções de maneira não remunerada e os salários pagos estão entre os mais baixos do Brasil. Na região de fronteira ainda há o fator insegurança como ameaça à integridade física dos profissionais e em todas as regiões há um clima constante de tensão para tratar de assuntos delicados que interferem nos interesses de grupos econômicos e políticos, beirando a censura. Tudo isso interfere no desempenho da profissão e se faz sentir como pressão física e psicológica nas redações”, afirma a presidente do Sinjorgran, Karine Segatto.

Segundo ela, o sindicato tem cobrado as autoridades para combater a violência e buscado melhorar as condições de trabalho nas empresas, porém, a falta de leis que protejam os profissionais e a insensibilidade das empresas no momento de negociar os direitos de seus trabalhadores, tem impedido que avanços ocorram com maior freqüência na Grande Dourados.

Balanço geral

De modo geral, a presidente explica que mesmo com tantos desafios, há o que se comemorar nessa data, pelo menos a vigência de um estado democrático que garante o exercício da profissão. “Jornalismo é uma carreira que depende muito da efetivação das liberdades individuais e coletivas da sociedade e pelo menos nesse aspecto, hoje podemos comemorar alguns avanços, coisa que há quase 30 anos seria impensável. Mas, ainda há um grande abismo entre o exercício da profissão com qualidade de trabalho e a realidade do mercado, que ainda tem resquícios dos períodos pré-democráticos brasileiros. O sindicato está aí para ajudar a construir essas pontes e superar esse abismo, mas, para isso precisa do apoio de todos os jornalistas”, comenta.

A campanha

O material divulgado pelo Sinjorgran tem como objetivo lembrar a sociedade e principalmente as empresas, que jornalista valorizado profissionalmente produz melhor conteúdo, o que conseqüentemente garantiria informações de qualidade para o público.

O material de divulgação da campanha começou a ser instalado no dia 31 de março e contou com patrocínio da Publigran, Agência Urbana Design, Seridoor, Vicgraf, Emplac, Gráfica Stillus e Assufgd, para a produção e veiculação de outdoors, faixas, cartazes e filipetas.

Durante a semana, dirigentes sindicais e apoiadores começam uma série de visitas às redações de Dourados, onde estão os maiores veículos de comunicação da região, para divulgar a campanha. Além dessas visitas, representante do Sindicato fará discurso na tribuna da Câmara dos Vereadores (08 de abril) para manifestar os desafios da profissão e a sua importância para a democracia.

O encerramento da programação será no sábado (12) com assembleia às 10h sobre negociação dos Acordos Coletivos de Trabalho, na sede do Sinjorgran (Rua Joaquim Teixeira Alves, 1985, sala 07, Centro), e evento festivo às 12h, na sede da ADUFGD, com a banda Studio 4.

Contatos

Fone: (67) 3422-5540

E-mail: sinjorgran@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/sinjorgran.dourados

Blog: sinjorgranms.wordpress.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s