Sindicato mobiliza jornalistas para doação de sangue

O Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados) mobiliza a categoria para um ato de solidariedade durante a programação que comemora os 25 anos da entidade. Nesta quinta-feira, dia 11, às 8h, os profissionais vão até o Hemocentro Regional de Dourados para doar sangue e fazer cadastro de doador de medula óssea.

“A ideia é mostrar que o jornalista não dá o sangue só pela profissão e pelas empesas, mas também à sociedade, às pessoas que precisam. Entre todas as atribuições e a vida estressante, reservamos um tempo também para este ato de solidariedade”, ressalta o presidente do Sinjorgran, Luís Carlos Luciano.

Mesmo quem não é doador assíduo ou tem dúvidas se pode contribuir, deve comparecer à mobilização. Antes da coleta de sangue, o Hemocentro faz uma triagem e exames para saber se a pessoa preenche os pré-requisitos para fazer a doação. Também é possível fazer cadastro para doador de medula óssea com coleta de uma pequena quantidade de sangue.

SANGUE

Para doar sangue é fácil, basta se dirigir ao Hemocentro portando um documento oficial com foto.É recomendado não ingerir bebida alcoólica pelo menos 12h antes da doação, não fumar 1h antes ou depois de doar sangue, tomar café-da-manhã antes de seguir ao Hemocentro e evitar alimentos gordurosos no dia da doação.

O doador deve estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com infecção. É preciso ainda ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar mais de 55 kg. Existem alguns casos em que a doação não é recomendada ou permitida. Todos os critérios são informados antes da doação no momento da triagem. É importante ser bastante sincero nesta etapa, para haver maior segurança de que o sangue está apto a ser recebido por outra pessoa.

Quem já doou sangue este ano, também pode participar da mobilização do Sinjorgran. Um homem pode doar sangue até quatro vezes ao ano, desde que faça um intervalo de dois meses entre as doações. Já a mulher pode fazê-lo três vezes por ano, com intervalos trimestrais.

MEDULA

Com relação á medula óssea, qualquer pessoa entre 18 e 55 anos em bom estado de saúde pode se cadastrar noRedome (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea).Só não estão aptas aquelas que vivem com Aids, tem Hepatite B ou C, doenças crônicas ou fazem tratamento quimioterápico ou radioterápico contra câncer.

Com a coleta de uma pequena dose de sangue, o doador é identificado geneticamente através de um exame de HLA e inscrito no Registro Brasileiro. Quando surgir um doente compatível, o doador é consultado para decidir se quer ou não efetivar a doação.

SERVIÇO

O Hemocentro Regional de Dourados fica na rua Waldomiro de Souza, nº 295 (ao lado do PAM), no bairro Vila Industrial. O e-mail para informações é o hemocentrodourados@hemosul.ms.gov.br.

OUTRAS ATIVIDADES

Como parte da programação de aniversário do Sinjorgran aconteceu ontem à noite, na sede da entidade, um ciclo de palestras com temas voltadas ao jornalismo e neste sábado, dia 13, será promovido um churrasco na sede da OAB, no centro da cidade, cujos convites estão sendo vendidos a R$ 15,00. Podem ser reservados pelo telefone 3422-5540 ou adquiridos no próprio local da confraternização. O Sinjorgran completou 25 anos de existência ontem. A sua sede fica localizada na Avenida Joaquim Teixeira Alves, 1985, sala 7, centro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s