Sinjorgran encerra agenda dos 25 anos com “churras”

Um “churras” no sábado passado na sede da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAAMS) da 4ª subseção da OAB de Dourados marcou o encerramento da agenda dos 25 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados (Sinjorgran) iniciada na terça-feira passada, dia 09.

O Sinjorgran foi fundado em 9 de dezembro de 1989 numa época em que as condições de trabalho para os jornalistas no âmbito regional eram mais difíceis, mais precárias e nasceu a partir de uma auto-composição com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJOR-MS) e da vontade de organização dos profissionais locais.

Ele é um dos quatro sindicatos de abrangência regional de todo o País (os outros três são de Londrina-PR, Juiz de Fora-MG e do Município do Estado do Rio de Janeiro), pois, todos os demais são de amplitude estadual.

O Sinjorgran tem jurisdição sobre 25 Municípios do Sul de MS: Dourados, Itaporã, Fátima do Sul, Rio Brilhante, Maracaju, Caarapó, Ponta Porã, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Naviraí, Eldorado, Itaquiraí, Mundo Novo, Deodápolis, Iguatemi, Nova Andradina, Ivinhema, Gloria de Dourados, Angélica, Tacuru, Paranhos, Sete Quedas, Coronel Sapucaia e Bataiporã.

As atividades começaram no dia 9 com um ciclo de palestras na sede da entidade quando foram discutidas as teses aprovadas no último Congresso Nacional dos Jornalistas realizado em Maceió (AL), 0 36º, teses apresentadas pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

No dia 11 os jornalistas foram mobilizados para fazer doação de sangue no hemocentro local como gesto humanitário e para despertar a solidariedade entre os profissionais da área. As três agendas na realidade tiveram o propósito de estimular a consciência dos jornalistas para a necessidade de se organizarem mais enquanto categoria e valorizarem o seu sindicato, pois, apesar dos avanços ainda há muito por se fazer em se tratando de combater a precarização, se estabelecer políticas de valorização profissional, qualificação e de democratização dos meios de comunicação.

O Sinjorgran tem sua sede instalada na Avenida Joaquim Teixeira Alves, 1985, sala 7, no centro de Dourados.

A programação de aniversário teve o apoio do prefeito de Bela Vista, Renato de Souza Rosa; da Agência Urbana Design; do Stúdio Quatro; da CAAMS da 4ª Subseção de Dourado e do site douradosnews.

O Sinjorgran, em nome de sua diretoria e filiados, agradece esses apoiadores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s