SINJORGRAN cobra compromisso com o curso de Jornalismo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados (SINJORGRAN) encaminhou nesta manhã ofício para os dois candidatos à Reitoria da UFGD, João Carlos de Souza e Liane Calarge, cobrando um compromisso por escrito de ambos quanto à possível implantação do curso de Jornalismo na universidade.

O sindicato vem cobrando e colaborando para a implantação do curso de Jornalismo na UFGD desde fevereiro de 2011 quando o Reitor Damião Duque de Farias apresentou o programa de expansão acadêmica para o período de 2011 a 2020 e convidou a entidade para fazer sugestões e apresentar dados comprovando a necessidade e a importância do curso em meio a outras opções dentro da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE/UFGD).

Apesar de todo levantamento feito pelo sindicato e pela própria universidade mostrando a relevância e viabilidade do curso e dos professores e técnicos-administrativos da FACALE terem aprovado em assembleia no dia 23 de maio de 2011 prioridade para o Jornalismo, até hoje o curso não foi implantado.

A decisão do SINJORGRAN em fazer essa cobrança foi tomada durante assembleia em 28 de fevereiro deste ano. A diretoria preferiu aguardar a divulgação do plano de trabalho de ambas as chapas para, de fato, encaminhar os ofícios, já que havia a expectativa de que poderia haver alguma menção com relação a esse compromisso assumido anteriormente.

Essa necessidade ganhou força maior depois que a UNIGRAN encerrou o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo cuja última turma se forma neste ano. A maior parte dos formados na UNIGRAN está atuando no mercado de trabalho local e regional.

Além da carência de mão de obra qualificada no meio, a UFGD prevê a instalação de uma rádio e tevê educativas que poderão ser aproveitados para as aulas práticas dos futuros jornalistas.

Atualmente em Mato Grosso do Sul só há curso público de Jornalismo em Campo Grande, a Capital, dificultando o acesso dos estudantes do interior.

A preocupação é que esse compromisso independente do candidato que ganhar as eleições seja mantido, já que a vontade política da Reitoria é fundamental.

O sindicato lembra que essa necessidade nasceu das bases e cobra que a prioridade na implantação seja em toda a UFGD, ou seja, se forem previstos, supostamente, a criação de três novos cursos dentro de toda a universidade, que o Jornalismo seja contemplado.

Eis o ofício encaminhado:

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NA REGIÃO DA GRANDE DOURADOS (SINJORGRAN)

Ofício nº 010/2015

Para: Senhores candidatos à Reitoria da UFGD

Saudações sindicais, felicidades e paz.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados (Sinjorgran) deseja saber o que os senhores candidatos pretendem fazer em relação à possível implantação do curso de Jornalismo na UFGD cuja cobrança, da nossa parte, se arrasta desde 2011.

Em 28 de fevereiro de 2011 fomos convidados, pelo reitor Damião Duque de Farias, a participar da apresentação do Programa de Expansão Acadêmica 2011/2020 para apreciarmos a proposta e fazer sugestões.

Naquela oportunidade reivindicamos a implantação do curso de Jornalismo dentro da FACALE devido à sua relevante necessidade.

Reunimos números, cartas de apoio do setor empresarial, fizemos um levantamento e elaboramos um dossiê comprovando a viabilidade do curso.

A própria FACALE, através da sua comissão para o plano de expansão até então sob a coordenação da professora-doutora Gicelma Chacarosqui, realizou uma pesquisa junto aos estudantes do Ensino Médio para saber se havia alunos interessados em fazer Jornalismo na UFGD caso o curso fosse criado e o resultado foi surpreendentemente positivo.

Em 23 de maio de 2011, durante a assembleia de professores e técnicos-administrativos da FACALE, o curso de Jornalismo foi aprovado como prioridade.

Essa necessidade aumentou ainda mais com o fechamento do curso de Comunicação Social da UNIGRAN.

Até onde sabemos todas as etapas dentro da FACALE foram cumpridas, mas mesmo assim nos sentimos na obrigação política, moral e institucional de cobrar uma declaração formal dos senhores candidatos a respeito desse assunto, pois, temos o receio que a prioridade dada anteriormente e que, ao longo do percurso, não se efetivou, seja esquecida e relegada a um segundo plano.

Não podemos, de maneira alguma, permitir que isso aconteça.

Se acontecer, não será por falta de cobrança, articulação e protestos do nosso sindicato e da categoria.

Gostaríamos que essa prioridade não fosse só na FACALE, mas entre todos os outros cursos que eventualmente venham a ser abertos. Se o Governo Federal liberar, supostamente, três para a UFGD inteira, que um deles seja o de Jornalismo.

O Sinjorgran tem jurisdição em 25 Municípios do Sul de MS: Dourados, Itaporã, Fátima do Sul, Rio Brilhante, Maracaju, Caarapó, Ponta Porã, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Naviraí, Eldorado, Itaquiraí, Mundo Novo, Deodápolis, Iguatemi, Nova Andradina, Ivinhema, Gloria de Dourados, Angélica, Tacuru, Bela Vista, Paranhos, Sete Quedas, Coronel Sapucaia e Bataiporã.

Apesar dessa ampla jurisdição, só há cursos nessa área em Campo Grande, o que representa enorme dificuldade e, pior ainda, prejuízo para o jornalismo regional e para a sociedade que cobra tanto um trabalho ético, profissional e aprofundado por parte da mídia.

Um trabalho profissional, isso é notório, requer mão de obra qualificada.

Mesmo sabendo que a gestão de uma instituição do porte da UFGD requer muitas outras obrigações e que o plano de trabalho expõe eixos e propostas genéricas, espera-se que a expectativa gerada conosco seja mantida e haja um retorno que não deixe dúvida.

Afinal, é uma demanda que nasceu das bases.

Sendo isso para o momento, desde já aguardamos suas manifestações por escrito a respeito antes das eleições previstas para o dia 26 de março.

O Sinjorgran tem sua sede instalada à Avenida Joaquim Teixeira Alves, 1985, sala 7, centro, Dourados, CEP 79.801-012, e-mail sinjorgran@yahoo.com.br e sinjorgran@gmail.com e telefone 3422-5540.

Dourados (MS), 16 de março de 2015.

Atenciosamente,

Luís Carlos Luciano

Presidente do Sinjorgran

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s