Íntegra do discurso na tribuna livre da Câmara de Vereadores

110416 discusro camara (4)

Foto: Thiago Morais/Câmara de Vereadores

 

ILMO SR. PRESIDENTE DA CÂMARA, PROFESSOR IDENOR MACHADO.

SENHORES VEREADORES E SENHORAS VEREADORAS.

O NOSSO CORDIAL BOA NOITE.

AGRADECEMOS A OPORTUNIDADE QUE NOS FOI DADA.

DESDE O COMEÇO DO MÊS DE ABRIL ESTAMOS DESENVOLVENDO ALGUMAS AÇÕES VISANDO HOMENAGEAR E VALORIZAR OS JORNALISTAS LOCAIS E DA REGIÃO.

COMEÇAMOS COM A DIVULGAÇÃO DE UMA CAMPANHA COM O TEMA A PAUTA DE HOJE, NOSSA LUTA, TEMOS ESTIMULADO A DIVULGAÇÃO DE SELFIS DAS REDAÇÕES PARA MOSTRAR OS JORNALISTAS NA LABUTA DIÁRIA, NO DIA 7 DE ABRIL, DIA PROPRIAMENTE DEDICADO AOS JORNALISTAS VISITAMOS A MAIOR PARTE DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO PARA SAUDAR OS PROFISSIONAIS.

HOJE ESTAMOS AQUI FAZENDO USO DA TRIBUNA LIVRE, NA QUARTA-FEIRA DEVEREMOS ESTAR NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE DOURADOS, ENTRE ESTA E A OUTRA SEMANA PRETENDENOS DIVULGAR ARTIGOS ABORDANDO A NOSSA PROFISSÃO.

AINDA EM ABRIL INICIAMOS O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO PARA RENOVAR OS ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO QUE TEMOS COM EMPRESAS LOCAIS E NO DIA 30 DE ABRIL, NO ESPAÇO DA ADUF/UFGD, VAMOS PROMOVER UM CHURRASCO ABERTO À COMUNIDADE MEDIANTE A COMPRA ANTECIPADA DE CONVITE COM A DIRETORIA DO NOSSO SINDICATO.

TEMOS MUITO FALADO SOBRE A NECESSIDADE DE VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DOS JORNALISTAS E O SINJORGRAN TEM SE ESFORÇADO PARA QUE CADA VEZ MAIS NOSSOS DIREITOS SEJAM RESPEITADOS.

AINDA AMARGAMOS UMA REALIDADE COM BAIXOS SALÁRIOS, UMA ESTRESSANTE CARGA DE TRABALHO, POIS, A MAIORIA TEM QUE SE DESDOBRAR EM DOIS OU MAIS EMPREGOS, ASSÉDIO MORAL, CERCEAMENTO, UMA FALSA LIBERDADE QUANDO ENVEREDAMOS PARA A COBERTURA DE ASSUNTOS POLÍTICOS, POLÊMICOS E CONFLITANTES, QUANDO QUESTIONAMOS, INVESTIGAMOS, CRITICAMOS E EXPOMOS O QUE HÁ PODRE NESTA TÃO DESIGUAL NAÇÃO.

ISSO QUANDO A EMPRESA NÃO CENSURA LOGO NO TALO PORQUE NÃO QUER SE INDISPOR COM ESTE OU AQUELE.

O ENFRENTAMENTO TEM SIDO DIÁRIO CONTRA UMA ONDA INCESSANTE DE ADVERSIDADES.

QUANDO NOS TORNAMOS CRÍTICOS LOGO VEM AQUELES QUE TENTAM DESQUALIFICAR O NOSSO TRABALHO, EMBORA SEJA PRECISO ALERTAR SEMPRE QUE O JORNALISTA TEM UMA GRANDE RESPONSABILIDADE PELO QUE FAZ, PRECISA SER EQUILIBRADO, ÉTICO E SENSATO.

A EMPRESA, POR SUA VEZ, TAMBÉM TEM UMA GRANDE RESPONSABILIDADE, AINDA MAIS AGORA COM O PAÍS DIVIDIDO POLITICAMENTE E MERGULHADO EM PROFUNDA CRISE ECONÔMICA.

O JORNALISMO É NECESSÁRIO PARA A DEMOCRACIA, MAS HÁ MUITO SE NOTA UM DESVIO DO EIXO POR CONTA DAS EMPRESAS QUE COLOCAM OS PRÓPRIOS INTERESSES E O NEGÓCIO À FRENTE DO JORNALISMO DE QUALIDADE.

A VERDADE AINDA CONTINUA INCOMODANDO.

LUTAMOS CONSTANTEMENTE NÃO SÓ PARA GARANTIR NOSSOS DIREITOS, MAS TAMBÉM PARA MANTER A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE IMPRENSA, DIREITOS INDIVIDUAIS INALIENÁVEIS QUE PRECISAM URGENTEMENTE SER VISTOS COMO UM DIREITO COLETIVO QUE GARANTA A PLURALIDADE DE VOZES.

PEDIMOS, PORTANTO, O APOIO DOS SENHORES VEREADORES PARA QUE CONTINUEMOS SONHANDO COM DIAS MELHORES PARA A NOSSA SOCIEDADE E QUE AS RELAÇÕES SEJAM MAIS JUSTAS, MAIS IGUAIS, VERDADEIRAS E MENOS CORRUPTAS.

NESSE SENTIDO, APROVEITAMOS AQUI PARA SUGERIR QUE ESTA CASA OLHE COM CARINHO PARA O RATEIO DA VERBA PUBLICITÁRIA PARA AS EMPRESAS, NÃO ATENDENDO AQUELAS QUE NÃO TEM SEQUER UM MÍNIMO CORPO REDACIONAL

NÃO TEM NENHUM SENTIDO LIBERAR VERBA PARA EMPRESA JORNALÍSTICA QUE NÃO TEM JORNALISTA, EMBORA SEJA PRECISO DEIXAR CLARO AQUI PARA NÃO SERMOS INTERPRETADOS COMO LEVIANOS QUE NÃO SABEMOS SE ISSO ACONTECE.

COMO NA MÚSICA DO ZECA DO PAGODINHO SOBRE O CAVIAR, NUNCA VI, NEM COMI, EU SÓ OUÇO FALAR.

NÃO TOLERAMOS O JORNALISMO DE SARJETA E MUITO MENOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAM A ÉTICA E O DIREITO AUTORAL E FICAM SÓ COPIANDO AS COISAS DOS OUTROS E SEQUER DÃO O DEVIDO CRÉDITO.

TEMOS NOSSOS DESAFIOS. MAS NÃO VAMOS DESANIMAR E NEM PARAR E GRITAR TANTAS VEZES QUANTAS FOREM NECESSÁRIAS, POIS, SOMOS JORNALISTAS E NÃO MERCENÁRIOS DE PALAVRAS INESCRUPULOSAS, INVERÍDICAS E ARROGANTES.

ABAIXO O JORNALISMO DE SARJETA!

NÃO TOLERAMOS, NÃO ACEITAMOS ISSO PORQUE OS VERDADEIROS JORNALISTAS NÃO MERECEM SER CONFUNDIDOS COM AQUELES QUE SEQUER ENTENDEM O SENTIDO DA ÉTICA E NUNCA TIVERAM A MÍNIMA PREOCUPAÇÃO EM ESTUDAR E SE PREPARAR PARA EXERCER UMA PROFISSÃO TÃO NOBRE.

APROVEITO TAMBÉM PARA CONVIDÁ-LOS PARA A NOSSA FESTA NO DIA 30 DE ABRIL QUE JÁ ESTÁ SE TORNANDO UMA TRADIÇÃO ENTRE NÓS JORNALISTAS.

NOSSO MUITO OBRIGADO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s