Sindicato convoca jornalistas para assembleia nesta sexta-feira

em

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados (SINJORGRAN) convoca sua diretoria e os jornalistas filiados para a assembleia geral extraordinária desta sexta-feira (08), a partir das 19h, na sede da entidade (Avenida Joaquim Teixeira Alves, 1985, sala 07, Centro).

Na oportunidade, os filiados irão decidir sobre a eleição de delegado para o 37º Congresso Nacional dos Jornalistas, farão a avaliação das negociações dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs), definirão sobre a agenda de visitas nos municípios da região e também tratarão das eleições da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), entre outros assuntos.

CONGRESSO NACIONAL DOS JORNALISTAS

O 37º Congresso Nacional dos Jornalistas ocorrerá de 25 a 28 de agosto de 2016, em Goiânia (GO), e é o momento em que os Sindicatos de todo país se reúnem para debater o cenário nacional da profissão e aprovar o que a Federação deve fazer em cada situação.

Ao final são publicados documentos (Resoluções e a Cartas) com o resultado desse debate, que é construído com base em teses que os Sindicatos elaboram em cada estado e apresentam para aprovação, alteração ou exclusão pelos delegados. Tudo é definido por meio da argumentação e do voto.

As teses envolvem temas como a conjuntura nacional, a democratização da comunicação, a formação de regulamentação profissional, as condições de trabalho, o combate às agressões e a segurança dos jornalistas. Em cima das teses os delegados definem as deliberações, ou seja, o que a Federação precisa fazer sobre cada assunto.

ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO

O Sindicato também fará a avaliação sobre os Acordos Coletivos de Trabalho de 2016. No início de junho, o presidente Luis Carlos Luciano tornou pública a dificuldade da negociação com as empresas neste ano e durante a assembleia será realizada uma análise coletiva da situação

AGENDA NA REGIÃO

Seguindo o planejamento das ações do SINJORGRAN para 2016, os filiados irão definir como será feita a agenda de visitas nos municípios da região. O objetivo é que o Sindicato inicie as reuniões com os jornalistas das cidades de sua abrangência, preferencialmente as que possuem membros na diretoria do Sindicato.

ELEIÇÕES DA FENAJ

Única federação de trabalhadores que realiza eleições diretas, a FENAJ terá, de 19 a 21 de julho, eleição para renovar sua direção e a Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas. Duas chapas estão em disputa: Chapa 1 “Sou Fenaj – Em Defesa da Democracia, do Jornalismo e dos Jornalistas” e Chapa 2 – “Hora de Reagir: Renovar a Fenaj em Defesa dos Jornalistas”. A formação de cada chapa está disponível no site da Federação.

Todo jornalista sindicalizado pode votar na eleição da FENAJ, basta estar em dia com seu Sindicato. Para novos sindicalizados, o Regimento Eleitoral Nacional determina pelo menos três meses de filiação para participar das eleições.

 

CONTATO

E-mail: sinjorgran@gmail.com

Rede Social: www.facebook.com/sinjorgran.dourados

Fone: 3422-5540

Endereço: Av. Joaquim Teixeira Alves, 1985, sala 07, Centro, Dourados

 

Crédito da charge: http://sintecce.org.br/…/edital-de-convocacao-para-assembl…/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s