Sinjorgran participa pela primeira vez do Grito dos Excluídos

Crédito das fotos: Aliny Fernandes, Joana Romero e Gracindo Júlio

 

Pela primeira vez desde sua criação em 09 de dezembro de 1989, o Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Região da Grande Dourados) participou do Grito dos Excluídos, realizado após o desfile de 7 de setembro, em Dourados. Com o lema, “Por Direitos e Democracia, a luta é todo o dia”, o Grito buscou mobilizar as pessoas nas lutas pela garantia dos direitos.

Diante da profunda crise ética, política e econômica no país e contra as Reformas da Previdência e Trabalhista, a primeira em tramitação no Congresso Federal e a segunda que entrará em vigor em 11 de novembro, a diretoria do Sindicato decidiu ir para a rua e unir forças com os movimentos sociais que tradicionalmente participam do Grito dos Excluídos.

Por isso os dizeres da faixa carregada pelas duas mulheres à frente do sindicato, a presidenta, Karine Segatto, e a vice, Ariadne Bianchi foi: “Jornalistas contra a retirada dos direitos dos trabalhadores (as)”.

Segundo elas, além dos jornalistas estarem entre os mais atingidos com a nova CLT, por conta das condições de trabalho que só irão piorar através do banco de horas, trabalho intermitente e do negociado sobre o legislado, as mulheres ainda serão as mais afetadas com as mudanças na Previdência propostas pelo Governo Federal e apoiadas pela maioria do Congresso.

Neste contexto, Karine afirma que a luta é contínua, pois a tendência é de que a profissão se torne cada vez mais precária, trazendo graves prejuízos, principalmente na qualidade da informação.  “O jornalista tem como princípio ético opor-se ao autoritarismo e a opressão, além de cumprir um importante papel na sociedade, por isso precisamos nos mobilizar, já que essas medidas estão vindo goela abaixo para o trabalhador e vão contra os direitos previstos em nossa Constituição”, finaliza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s