PEC dos Jornalistas será discutida a partir de hoje no Senado

A PEC 33/09, que restitui a exigência de diploma para o exercício profissional do Jornalismo, entra na pauta do Senado nesta semana. A agenda oficial do Senado prevê três sessões de discussão. A FENAJ convoca os Sindicatos de Jornalistas, a categoria e os apoiadores da campanha em defesa do diploma a intensificarem o movimento pela aprovação da matéria em 2º turno.

 

O Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados) encaminhou oficio aos senadores da bancada de MS, Antônio Russo, Delcídio do Amaral e Waldemir Moka, para que participem da sessão de hoje e mantenham o apoio que já manifestaram na primeira votação, em 30 de novembro de 2011.

 

Em Dourados (MS), ano passado, como forma de demonstrar o envolvimento da cidade com a PEC, a diretoria do Sinjorgran e a coordenação do curso de Jornalismo da Unigran foram parceiros em uma mobilização para que os estudantes e jornalistas conversassem com a sociedade e recolhessem manifestações de apoio por meio do abaixo-assinado. O documento recebeu 858 assinaturas de diversos profissionais nos meses de setembro e outubro de 2011 e foi encaminhado para os gabinetes de cada senador e deputado federal da bancada de MS
Na agenda do Senado, a matéria consta como quinto ponto de pauta nesta quarta-feira (02). Está prevista, também, a inclusão da matéria na sessão ordinária do dia 3 de maio e, em “Terceira e última sessão de discussão, em 2º turno”, no dia 8 de maio.

 

FENAJ

Nos dias 25 e 26 de abril, dirigentes da FENAJ, dos Sindicatos de Pernambuco, do Município e do Estado do Rio de Janeiro mantiveram contatos com lideranças no Senado, visando assegurar a votação em 2º turno. “Relembramos o compromisso das lideranças partidárias, firmado no final do ano passado, de votação da PEC no início deste ano, solicitamos a inclusão da matéria na pauta e destacamos a expectativa da categoria em torno do assunto”, constata Celso Schröder, presidente da FENAJ.

Antônio Paulo da Silva, diretor da Federação, lembra que a inclusão da matéria na pauta coincide com o retorno do presidente do Senado, José Sarney, de sua licença de saúde. “E as prioridades na pauta são definidas nas reuniões do colégio de líderes no início de cada semana”, destaca. Segundo ele, embora estejam previstas três sessões de discussão da PEC 33/09, é possível que a matéria seja votada já na primeira delas.

A par disso, a direção da Federação e a coordenação da campanha em defesa do diploma pedem que os Sindicatos de Jornalistas, além de reforçarem a comitiva que semanalmente desenvolve articulações e negociações em Brasília, intensifiquem os contatos com os parlamentares em seus estados neste feriadão, estimulem a movimentação da categoria através do envio de mensagens pela votação da PEC. A lista com os e-mails dos senadores está acessível aqui.

                                                                                                                   

Fonte da FENAJ: http://www.fenaj.org.br/materia.php?id=3588

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s